Biologia: Praia

Biologia

Praia


 O primeiro ponto da nossa viajem foi na praia, e logo de cara nos deparamos com o costão rochoso.

 O costão rochoso como o nome já diz,é um monte de pedras que fazem divisa entre o continente e o mar. Ele fica localizado mais nas pontas das praias . Seu solo é rochoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente impactado pelas ondas.A variação da maré expõe as rochas ao ambiente seco duas vezes ao dia.

 Nos costões rochosos, por serem ambientes de entre-marés, existe uma variação diária de temperatura, salinidade que aumentam o stress dessa região. Além disso, durante a maré baixa os organismos mais acima da linha de maré baixa, ficam expostos e sofrem dessecação, e em costões expostos onde a energia de ondas é maior, os organismos precisam de adaptações para se fixar habilmente na rocha.
 Mesmo na falta de nutrientes, o costão rochoso possui uma fauna muito diversificada. Por possuir uma grande diversidade de espécies, faz com que, nesse ambiente, ocorram intensas interações entre os organismos que ali residem, devido à limitação do espaço. Seus principais habitantes são algas sempre cobertas pela água, cracas, caramujos, ostras, mariscos, anêmonas, pepinos-do mar, poríferos e outros organismos marinhos. Como segue nas imagens abaixo, se pode observar a grande diversidade de organismos residentes do bioma.

Fauna e flora local



Algumas conchas que servem de casa para outros ser vivos, popularmente chamados de ermitão.



Aqui temos especies de anémonas que vivem perto ao costão rochoso

 O pepino do mar , como ele é conhecido popularmente, também pode ser encontrado perto ao costão rochoso.

 Também tivemos a oportunidade de observar poríferos habitando lá. 

  Já no costão rochoso podemos encontrar diversos mexilhões, algas, e outros seres vivos que abrigam o bioma.


  A faixa preta no costão, são mexilhões, ostras, e outros crustáceos, a faixa verde são algas, enquanto a parte cinza mais clara, são mais crustáceos.








 Uma visão mais detalhada das algas que ajudam na cadeia alimentar do bioma.









 Na parte cinza onde muitos crustáceos estão mortos, mas ainda sim servem de lar para outros animais.










 Um exemplo dos animais que vivem nessa parte é a lígia oceânica, popularmente conhecida como barata do mar.
















 É importante prezar pela preservação desse bioma, pois como visto, ele é lar de uma vasta variedade de seres vivos e uma cadeia alimentar bastante ampla e rica.

Comentários